Indicações de Textos online

Indicações de textos
padecendo.com.br/o-brincar-por-adriana-abijaodi-vieira/
Esse site versa sobre a importancia do brincar para o desenvolvimento das crianças,apesar de interessante ele não dialoga com a criança,pois é destinado ao pedagogo.

Texto online Crianças brincando...
Autora: Anita Wadley

sugestão de texto e fonte da imagem:
O texto relata uma criança brincando e construindo seus conhecimentos por meio da brincadeira. Mostra como a brincadeira é importante para a evolução dos alunos.


Fonte e sugestão de texto:
Este texto é de suma importância, pois relata sobre o nosso tema brincar no ensino fundamental e nos faz refletir sobre essa pratica.

Este texto relata sobre a temática do brincar e o quanto contribui no desenvolvimento integral da criança, pois é composto por vários elementos regra, espaço, começo, meio, fim, e etc.
Além do bem estar quando se brinca, todos os participantes têm benefícios nas áreas cognitivas, afetivas, biológicas e psicológicas. Tornando possível a exploração do mundo através da imaginação e de novas experiências.

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Fonte <http://md.daconta.zip.net/arch2009-10-18_2009-10-24.html>
NAVARRO, Mariana Stoeterau – UNICAMP
Resumo
O brincar é atividade fundamental para crianças pequenas, é brincando que elas descobrem o mundo, se comunicam e se inserem em um contexto social. Brincar é um direito da criança, além de ser de suma importância para seu desenvolvimento, e, por isso as escolas de ensino infantil devem dar a devida atenção a essa atividade. Propõe-se neste texto, discutir a presença do brincar no contexto da educação infantil, primeira fase do ensino fundamental. As diferentes formas de mediação da professora, os materiais, brinquedos e organização dos ambientes têm grande influência no bom aproveitamento do brincar pelas crianças, pensando na aprendizagem decorrente dele. Não basta só brincar, é preciso que seja com qualidade, e para isso é importante prestar atenção aos agentes mediadores da atividade. Por meio de pesquisa qualitativa de caráter descritivo, refletimos a respeito da forma como a escola está organizada e como a professora coloca o brincar no seu cotidiano. A observação de uma turma de uma escola de educação infantil da rede municipal de ensino de São Paulo no período de dois meses nos deu subsídios para essa reflexão. Percebemos, na escola, que o brincar está presente, existe um tempo dedicado à ele, mas falta a preocupação com as formas em que ele acontece e dos matérias disponíveis para isso, como se simplesmente deixar as crianças brincarem por um tempo diário determinado fosse suficiente. Observamos a importância do contexto da escola estar organizado de forma a incentivar a imaginação e as brincadeiras, assim como da professora se colocar como também organizadora de um ambiente rico para brincadeiras.


O texto tem como objetivo apresentar a importância do brincar no espaço escolar, como a criança vive no seu dia a dia e muitas vezes demostra isso nas brincadeiras. O brincar faz com que os educandos reflitam sobre suas atitudes e as veem como algo importante. Nota se que por meio das brincadeiras, as aprendizagens são significativas e de grande valor. Contribuindo para sua formação de caráter e o seu convívio no meio social. Texto rico, de linguagem clara e objetiva. Ótima fonte de pesquisa.

Fonte da imagem <http://md.daconta.zip.net/arch2009-10-18_2009-10-24.html>

O texto nos apresenta, o brincar que além de muito divertido, sadio é um auxilio para os educandos se desenvolverem em todos os seus aspectos. Ajuda a auto-estima e as tornam criativas contribuindo na coordenação motora, auditiva, física entre outros. É aprendizagem para aqueles que as praticam e de grande importância, as tornando as mais afetivas. O brincar na visão dos professores, faz parte da infância e desenvolve aspectos de grande valia na construção da personalidade da criança. O brincar deve estar presente na vida dos alunos, proporcionando o desenvolvimento das habilidades nas crianças nos aspecto motores, sociais, afetivos e intelectuais, possibilitando serem adultos críticos, ativos, reflexivos e participantes na sociedade. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário